TRAVAS PARA A MUDANÇA: O POTE CHEIO

TRAVAS PARA A MUDANÇA: O POTE CHEIO

Isso, porque para que possamos mudar, temos que nos desapegar daquilo que já sabemos, deixar de fazer as coisas que estávamos acostumados, deixar de pensar da maneira como julgávamos ser a correta.

 

Para isso, nossa mente, por seu princípio de economia de energia e autopreservação, nos protege de situações em que tenhamos de mudar aquilo que dizemos, ou pensamos, ser.

 

Uma dessas defesas é a negação. A negação de que precisamos, ou podemos, mudar. Essa negação vem disfarçada, muitas vezes, de um conhecimento supremo que chamo aqui de “O pote cheio”.

 

Assim como quando um pote está cheio não se cabe mais nada, é a nossa mente. Quando julgamos saber de tudo, ter todas as respostas e que estas respostas são a verdade final, não nos damos a oportunidade de aprender, de mudar.

 

Esta é uma forma de negação, pois para qualquer um que reflita por alguns minutos saberá que o conhecimento absoluto sobre algo é praticamente impossível. Não descartamos o aprendizado que temos com nossas experiências, mas, se você tem mais de 8 anos de idade, já deve ter percebido que você já aprendeu muita coisa errada na sua vida e que, muitas das coisas que julga certas hoje, podem estar bem erradas e vice-versa.

 

Sendo assim, caso se pegue pensando: “Isso não tem solução”; “Eu já tentei de tudo”; “Isso aí não resolve”; “Só isso/aquilo é que funciona de verdade” e qualquer outra coisa nessa mesma linha de raciocínio, pare! Pare e pense que está negando a possibilidade da mudança. Está assumindo a posição do pote cheio e nada mais entrará aí e porque você quer justamente isso, permanecer como está.

 

O mundo muda. As coisas se renovam. A ciência evolui a cada dia. A vida é dinâmica.

 

Um forte abraço e uma vida de força e felicidade!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress

Preencha todos os campos