De todas as pessoas no mundo, não existe nenhuma mais importante para você, do que você mesmo.
Muitas pessoas vão entender essa afirmação como arrogância ou prepotência, mas é muito importante compreendermos que nosso sentimento de falta de amor próprio não pode ser confundido com humildade ou prestatividade que dizemos ter.
Durante nossa criação e crescimento, vamos aprendendo quase que por tentativa e erro em algumas situações, pois a vida é feita de aprendizados constantes e, para continuar vivendo, vamos fazendo escolhas e, com essas escolhas, errando e acertando.
Acontece é que temos aceitar um pressuposto indispensável: não importa o que decidimos fazer, sempre decidimos aquilo que, naquele momento, acreditávamos ser o melhor para nós.
Acontece que o que é melhor para nós varia de acordo com nossa maturidade mental e experiências pregressas. Isso faz com que, muitas vezes, decidamos algo que parecia uma boa coisa, mas depois, mais maduros, percebemos que foi um erro.
O que não percebemos é que essa percepção de erro só vem com um crescimento mental desenvolvido justamente porque erramos.
Logo é muito importante que você seja capaz de compreender que: se você errou anos atrás com uma escolha, ela foi realizada com base nos recursos e programações que você tinha na época, foi o melhor que você fez com o que você tinha; sendo assim, lhe resta aceitar hoje que errou lá atrás, por mais ruim ou branda que tenha sido sua atitude, por pior que tenha sido a consequência e, à partir daí, seguir em frente, colocando em prática o que aprendeu. E mais ainda, se mesmo assim continuar errando, é porque ainda precisa acontecer algo para que adquira o aprendizado necessário para poder mudar.
Sendo assim, você merece um perdão puro e infinito, por todos os erros que já cometeu consigo mesmo e com os outros, e por todos que ainda vai cometer, pois é apenas com essa atitude que se sentirá livre, não para continuar errando, mas para mudar seu pensamento e atitude sem o sentimento de que não consegue mudar ou de que merece continuar sofrendo.
Um forte abraço!